O delegado de Querência (912 quilômetros de Cuiabá), Michael Mendes, informou, ao Só Notícias, que ainda não foi localizada a mãe ou familiares de uma recém-nascida abandonada, em uma área de mata, no dia 14 deste mês. As investigações apontam para uma suspeita, que deixou o município e estaria morando em uma outra cidade da região. “Continuamos investigando e pedimos que a população nos repasse qualquer informação que possa ajudar. Pode ligar para o 197 sem se identificar”.
O caso revoltou os moradores da pequena cidade que tem pouco mais de 12 mil habitantes. A criança passa bem e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar, que a chamam de Vitória por ter sobrevivido ao abandono. Várias famílias se prontificaram a adotar a criança. Porém, a justiça só aceita mandar um bebê abandonado após esgotada toda as possibilidades de encontrar algum familiar.
Na semana passada, outra recém-nascida foi abandonada, em Cuiabá. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) de Cuiabá. O bebê foi deixado enrolado em um lençol de um hospital público, dentro de uma caixa de papelão, em uma rua do bairro São Sebastião. A criança apresentava marcas de picadas de inseto pelo corpo.
Imagens de câmeras de segurança de ruas e avenidas do bairro foram solicitadas para serem analisadas e tentar identificar a mãe.
Nos dois casos, as genitoras podem responder pelo crime de abandono de incapaz.