O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, major Marcos Vieira Cunha, disse que o sistema de videomonitoramento urbano instalado recentemente está trazendo resultados positivos para o trabalho de combate a criminalidade. São 16 câmeras que foram instaladas há dois meses, mandam imagens para uma central da polícia que coordena ações das equipes e tem auxiliado na identificação de delinquentes sendo feitas diversas prisões. “Conseguimos diminuir os crimes contra o patrimônio público, furtos e tráfico de drogas. O videomonitoramento ajuda inibir essas ações auxiliando o trabalho preventivo e repressivo da polícia”, explicou.
O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada da cidade, Edu Pascoski, informou, por meio de assessoria, que o monitoramento foi adquirido com o apoio da GGI do Estado após a elaboração do projeto ser encaminhada para o Ministério da Justiça.
A parte operacional é realizada em parceria com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guardas Municipais. Conforme Só Notícias já informou, em Lucas do Rio Verde o monitoramento é realizado nos seguintes locais: Avenida Mato Grosso/ Avenida Paraná; Avenida Goiás/Avenida Rio Grande do Sul; Avenida Tocantins/Avenida Rio Grande do Sul; Avenida Mato Grosso/Avenida São Paulo; Avenida Cristal; Avenida Mato Grosso; Avenida Goiás/Avenida Ângelo Dal Alba; Avenida Brasil/Avenida Goiás; Avenida das Nações; Avenida Vitória Régia/Avenida das Acácias; Rodovia MT-449 e Rua Angelim.
Outras cidades como Pontes e Lacerda, Comodoro, Juara, Campo Novo, Tangará da Serra, Cáceres e Mirassol D”Oeste também receberam investimentos do Governo Federal para a implantação da Central de Videomonitoramento.