Das 16 câmeras previstas, 12 já estão em funcionamento, 24 horas por dia e estão sendo monitoradas pelos agentes da Guarda Municipal de Trânsito. As outras quatro, doadas recentemente por uma indústria de alimentos, ainda estão sendo instaladas e a previsão é funcionar, no máximo, em 15 dias.
As 12 foram instaladas em pontos estratégicos do município -algumas na área central- escolhidos após um estudo realizado pelo Conselho Municipal de Segurança e Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Cada equipamento tem alcance de 2.500 metros de raio, o que possibilita uma visão ampla de ruas e avenidas.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, major Marcos Vieira da Cunha, "é uma ferramenta fantástica e irá garantir mais agilidade e rapidez no atendimento a população. Os equipamentos também ajudam a polícia a identificar possíveis envolvidos em crimes.
Das 12 câmeras já instaladas, 7 foram adquiridas através de convênio com o governo federal e 5 foram compradas pelo município. Somente na implantação do sistema foram investidos R$ 812,6 mil, sendo 60% dos recursos, oriundos do Ministério da Justiça e 40% do município.