Pela segunda vez em menos de trinta dias um agente carcerário tornou-se refém de detentos do presídio Ferrugem. Dieme Nunes Macedo, 26 anos, foi rendido por Edinei Ferreira Ramos (condenado por roubo), Elton Souza Ramos (condenado por roubo e tráfico de drogas) e Nilson de Carvalho Silva (condenado por roubo), permanecendo mais de cinco horas em uma das celas do raio laranja. Por volta das 18h foi liberado.
A situação, conforme o comandante de área da PM, major Aurélio Vilas Boas, estava sob controle, visto que a negociação teria ocorrido e somente a presença do juiz Mário Machado era esperada. O trio reivindicava transferência para capital, o que será analisado pelo magistrado.
Segundo Vilas Boas, a situação originou-se por volta do meio-dia. “Os três são de média periculosidade. Fizeram as exigências mas logo foram realizadas negociações, mas como pediram a presença de um juiz aguardamos para libertação”, declarou, ao Só Notícias.
Sobre o curto intervalo e a possibilidade de novos eventos desta natureza ocorrerem, Vilas Boas diz ser este período propício a atitudes dos detentos, “por ser final de ano e quererem ir para perto da família”, declarou. O trio deve ser conduzido para a delegacia após libertar o refém.
Na cela onde Ednei Ferreira, Elton Souza Ramos e Nilson de Carvalho Silva estavam a PM localizou três chuchos (armas artesanais), com quais a vítima era ameaçada. Todos foram recolhidos ao isolamento. Ainda na quarta-feira serão encaminhados à delegacia, onde o flagrante por cárcere privado será lavrado.
Em 27 de setembro, Dirceu Adriel Oliveira, 22 anos, ficou em poder dos presos Gean Monteiro, 22 anos, Lauseni Alves Pessoa, 36 anos, e Lissiomar Moura da Silva, 22 anos, por mais de cinco horas, mas em um dos cubículos do raio vermelho. Pediam remanejamento para Tangará da Serra. Após o motim, três chuchos (armas artesanais), estiletes, 16 pedras, uma bisnaga de pasta dental envolvida em barbante e oito metros de fios foram apreendidos na revista.
(Atualizada às 19h50)