Será inaugurado nesta segunda-feira (24) o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, na sede da Diretoria da Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá. A instalação do LAB-LD faz parte de convênio da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso com o Ministério da Justiça, com recurso é oriundo do Plano Estratégico Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).
A assessoria informou que o laboratório recebeu um investimento de R$ 2, 6 milhões com a transferência de tecnologia, softwares, hardwares e todos os equipamentos necessários para o funcionamento, incluindo a capacitação dos servidores e a contrapartida do Estado. O Ministério da Justiça é o responsável pela entrega dos equipamentos, treinamento de pessoal e capacitação em técnicas de análise.
O laboratório é uma tecnologia que possibilita a análise de grandes volumes de informações bancárias, fiscais e de outras naturezas, atuando como importante meio na produção de provas da movimentação financeira e tributária das quadrilhas que praticam crimes variados, entre eles o narcotráfico e contra a administração pública.
A Rede LAB foi criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e é coordenada pelo Ministério da Justiça por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à Secretaria Nacional de Justiça.
Com a inauguração do LAB de Mato Grosso serão 22 em atividades contra a lavagem de dinheiro no país. A previsão do Ministério da Justiça é instalar 43 unidades até o final de março de 2015 e colocar em funcionamento 60 laboratórios espalhados pelo Brasil, 2016. Em alguns estados, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.
Na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso o LAB-LD está sob a coordenação da Diretoria de Inteligência.
PUBLICIDADE
Laboratório contra lavagem de dinheiro será inaugurado em Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE