A Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil de Sinop conta com novo delegado para coordenar as delegacias da região. José Abdias Dantas tomou posse, nesta sexta-feira (06.02), na regional, em substituição à delegada Maria Antônia Soares, que já está a frente da Diretoria de Interior da Polícia Civil.
Em seu discurso de posse, José Abdias agradeceu a confiança depositada pelo Delegado Geral, Adriano Peralta, e pela Diretoria do Interior. “Vamos implementar algumas mudanças nessa gestão visando, especialmente, otimizar a parte operacional da redução dos homicídios”, disse.
O delegado ressaltou ainda o momento histórico no qual a Segurança Pública se encontra. “Nós que estamos na ponta, devemos desempenhar com esmero nosso trabalho dentro da nova gestão de governo, com o plano de 100 dias e o fortalecimento da Segurança no interior”.
Após transmitir o cargo ao delegado Abdias, a diretora de Interior, Maria Antônia, lembrou seus 24 anos frente à Polícia Civil, sendo maioria deles atuando nos municípios do interior do Estado. “Agradeço aos escrivães e investigadores que atuaram comigo. Graças ao empenho de todos tive esse reconhecimento e assumi a Diretoria de Interior, após muitos anos de dedicação em cidades de Mato Grosso”, falou.
O Diretor Geral da Polícia Civil, delegado Adriano Peralta, sublinhou o momento ímpar no qual a Segurança está vivendo. “O atual governo defende questões que até então inexistia, como a gestão por resultado e integração das forças. Estamos participando com muitas operações dentro do plano de 100 dias, sendo duas dessas operações específicas da Polícia Civil”, enfatizou.
Ao citar as duas ações específicas, o delegado geral referia-se às operações “Sicários” e “Actio Auctoritatis”. A primeira visa concluir 200 inquéritos policiais de crimes dolosos contra a vida: homicídios e latrocínios, sendo realizada simultaneamente em Cuiabá, Várzea Grande e no interior do Estado.
Já a segunda, operação “Actio Auctoritatis”, trata-se de uma grande ofensiva para intensificar as investigações de crimes de roubo e tráfico de drogas na Capital e no interior de Mato Grosso.
Ambas integram o plano operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para os primeiros 100 dias do ano, com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no Estado.
A solenidade de posse aconteceu no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores, em Sinop, e contou com a presença do secretário adjunto de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública, Joelson Geraldo Sampaio; Delegado Geral da Polícia Civil, Adriano Peralta; comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Zaqueu Barbosa, comandante regional da PM de Sinop, coronel PM Celso Barbosa, delegados dos municípios que compõem a regional da Polícia Civil de Sinop, além de políticos da região.