Dois irmãos, 23 e 33 anos, foram presos e um adolescente, 17 anos, apreendido, ontem, em Cuiabá, por envolvimento no roubo de uma VW Amarok branca. O veículo estava em poder de cinco índios da etnia Enawene-Nawe, que seguiam viagem para Juína, cidade sede da aldeia. A caminhonete já estava com a placa clonada e documento falsificado, quando foi interceptada por policiais civis nas proximidades da cidade de Barra do Bugres (região Médio Norte).
Foi constatado que eles haviam sido enganados, pois não tinham conhecimento que se tratava de um veiculo roubado. Diante dos fatos, os indígenas foram levados à Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), em Cuiabá, juntamente com a caminhonete. O procurador federal foi acionado para representar a Fundação Nacional do Índio (Funai) para acompanhar as oitivas dos cinco conduzidos que foram liberados em seguida.
Com as declarações, a Polícia Civil conseguiu identificar os dois irmãos que realizaram a venda ilegal da caminhonete, após enganar os índios, alegando que se tratava de um veículo “Finan”, quando na verdade a caminhonete era proveniente de roubo.
Os dois maiores foram localizados em uma residência no bairro Dom Bosco, em Cuiabá, local onde foi feita a negociação do automóvel. Os irmãos estavam na companhia de um adolescente de 17 anos. No interior do imóvel também foram apreendidas duas munições.