O Ibama divulgou hoje imagens de um ‘bunker’ improvisado para esconder maquinários usados no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. A ação foi descoberta durante a operação Xapiri-Sararé, que está em andamento desde o início deste mês na região.
Segundo o órgão, os garimpeiros tentaram esconder o maquinário embaixo da terra para driblar a fiscalização, mas a estratégia não funcionou.
Desde o início de agosto, a operação já inutilizou 100 escavadeiras hidráulicas, 431 acampamentos, 317 motores estacionários, 61 mil litros de combustíveis, veículos, armas e quase 13 quilos de mercúrio, entre outros equipamentos empregados na extração ilegal de ouro.
A Terra Indígena Sararé, que lidera o ranking nacional de alertas de garimpo neste ano, sofre fortes pressões do crime organizado, que causa poluição dos rios, desmatamento, ameaças à cultura do povo Nambikwara e degradação da Amazônia.
O Ibama informou que seguirá “atuando permanentemente para combater o garimpo ilegal e proteger a floresta e seus povos”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.