PUBLICIDADE

Ibama faz operação combatendo garimpo ilegal em área indígena de Mato Grosso; 22 escavadeiras destruídas 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ibama deflagrou hoje uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. A fiscalização ocorreu em parceria com o Grupo de Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal, com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com a Força Nacional de Segurança Pública e com a Polícia Militar do Mato Grosso. A terra indígena está localizada nos municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Via Bela da Santíssima Trindade. Ela foi homologada em 1985 e é ocupada tradicionalmente pelo povo Nambikwara.

Foram destruídos 22 escavadeiras hidráulicas, 23 dragas, três motos e uma balsa de mergulho. Essa foi a segunda ação do Ibama na Terra Indígena Sararé neste ano. Em julho, foram inutilizadas 21 escavadeiras hidráulicas e 25 motores estacionários. 

Segundo o Ibama, neste ano houve expressivo aumento de alerta de garimpo no território. Conforme a plataforma +Brasil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre janeiro e setembro houve 1.104 alerta, o que corresponde a 4,79 km² de área destruída. No mesmo período de 2022 foram registrados 150 alerta, aumento de, 636%. 

“Esse aumento pode ser explicado pela intensificação da atuação do Ibama nas demais áreas de garimpo, como na TI Yanomami e região do Tapajós, forçando a migração da atividade garimpeira para áreas que estavam fora do foco da fiscalização. A facilidade logística para acesso à TI Sararé também é fator-chave para a ampliação rápida da atividade ilegal na área”, destacou, através da assessoria.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE