sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Homem morre após confronto com policiais em operação contra garimpo ilegal no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria e reprodução - atualizada às 8h05)

Um garimpeiro foi morto, ontem, após entrar em confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que estão participando juntamente com a Polícia Federal da operação Trype com objetivo de cessar as atividades de um grande garimpo ilegal no município de Aripuanã (597 quilômetros de Sinop. De acordo com uma fonte de Só Notícias, o garimpeiro estava armado e foi atingido por dois tiros de fuzil calibre 7,62.  A identidade dele não foi confirmada.

Ele  chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Santo Antônio, mas já havia falecido. No barraco dele, foi encontrada duas espingardas, uma de cano longo e outra de cano curto (calibre não identificado). Além disso, havia invólucros de pólvora, chumbo, pote com espoleta, cartuchos intactos e outros deflagrados, além de dois invólucros de quantidade não especificada de substância semelhante a ouro.

Os policiais do BOPE foram os primeiros a entrar na área do garimpo, atendendo ao cumprimento de uma ordem judicial que determina intervenção. Os militares encontram vários barracos alguns vazios e outros ocupados por garimpeiros.

A versão investigada é que durante as abordagens, os garimpeiros foram orientados para saírem do local e fosse para um local de triagem para fazer a varredura. Neste momento, em um dos barracos, um garimpeiro disparou tiros contra os policiais do BOPE, que reagiu e o atingiu na região do tórax.

Esta manhã, centenas de garimpeiros percorreram ruas e avenidas da cidade de Aripuanã em protesto contra a morte e exigindo a liberação da extração de minério no garimpo. Eles pararam em frente ao fórum.

Conforme Só Notícias já informou, a operação foi desencadeada, ontem. De acordo com as investigações, além do impacto ambiental na região o garimpo ilegal estaria causando grande devastação social no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas e prostituição na região.

Cerca de 160 policiais e também de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) que atuarão na área durante toda semana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...

Foragido há dois anos por estupro é localizado e preso em Mato Grosso

Um homem considerado foragido por crime de estupro de...

Dono acha motocicleta furtada no Nortão

O jovem, de 24 anos, relatou para a Polícia...
PUBLICIDADE