Uma ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, descobriu um loteamento clandestino, em uma área de preservação permanente, no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá. Duas pessoas foram presas e houve apreensão de contratos de compra e venda de lotes, estacas e veículos utilizados no desmatamento da área.
O suspeito, de 56 anos, alegou ser possuidor da área, e um homem flagrado com uma motosserra foram autuados em flagrante por crime ambiental.
Os policiais civis da Dema constataram inúmeros loteamentos cercados e identificados com o nome dos proprietários, alguns com placas de venda e com benfeitorias, além da derrubada da mata com uso de máquinas (como pá carregadeira) e motosserras. Enquanto a equipe policial estava na região, os dois suspeitos foram flagrados exercendo o desmatamento da área. Também foram apreendidos diversos contratos de compra e venda de lotes.
Os suspeitos foram conduzidos a Dema. Um foi autuado pelos crimes de loteamento clandestino e desmatamento em área de domínio público e outro por desmatamento e uso de motosserra sem licença.