Um homem, 56 anos, foi preso em Rondonópolis, ontem, acusado de maus tratos contra a própria esposa, uma idosa de 71 anos, que vinha sendo mantida em situação degradante. As investigações iniciaram após a denúncia de maus tratos e de apropriação indébita de aposentadoria, feita pelo filho da idosa. Com base na denúncia a delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, determinou a verificação da situação por um policial civil acompanhado de uma psicóloga e uma assistente social do Centro de Referência Especializada e Assistência Social (Creas).
Chegando a residência, a equipe constatou que a idosa se encontrava em situação desumana, sendo privada de alimentos e de cuidados indispensáveis com a higiene. A casa estava muito suja e a senhora convivia em meio a animais como cachorros e gatos.
Segundo uma amiga da vítima, que estava no local no momento da vistoria, a idosa tomou banho e comeu naquele dia, ajudada por ela que tinha ido fazer uma visita. Em entrevista com a Polícia Civil, o irmão do suspeito disse que a idosa já chegou a comer restos que eram jogados para os animais da casa.
O acusado foi preso em um estabelecimento comercial no bairro Vila Planalto em Rondonópolis. Em depoimento, o acusado se contradiz, ora dizendo que a idosa perdeu o cartão de aposentadoria, ora dizendo que repassa o dinheiro para ela aos poucos para manter os cuidados da casa.