Um homem de 33 anos foi autuado em flagrante por crime de coação por ameaçar de morte dois servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), na última sexta-feira. O usuário estava inconformado com decisão emitida em um processo administrativo do órgão.
O acusado foi indiciado no artigo 344 do Código Penal Brasileiro e, por se tratar de crime afiançável, pagou o valor de três salários mínimos e foi liberado para responder ao procedimento policial, que será enviado à Justiça ainda esta semana.
O acionamento foi feito pelo Detran, após dois servidores, sendo um coordenador de Renavam, receberem ameaças de um usuário, que teve a motocicleta apreendida pela Polícia Militar e encaminhada ao pátio do órgão.
O Detran identificou que a motocicleta foi baixada no sistema do Estado de São Paulo em nome de uma seguradora. Diante da informação, o usuário requisitou por meio de processo a liberação do motor e agregados do veículo. O Detran autorizou somente a retirada do motor, da parte elétrica e do sistema de freios, para que não possibilitasse a remontagem da motocicleta.
O despacho fundamentado da Coordenadoria de Controle Veicular desagradou o usuário, que retornou ao setor de atendimento proferindo ameaça ao servidor e também à coordenadora de Controle de Veicular, que cumpria decisão do despacho.
As ameaças foram feitas em meio ao atendimento público, na presença de outras pessoas, ouvidas como testemunhas.