Um ex-funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi preso pela Polícia Judiciária Civil, nesta segunda-feira (02.03), durante uma ação da Delegacia Regional de Cáceres (225 km a Oeste). O acusado Renylson D’Carlo Pouso dos Santos, 58, tinha 17 mandados de prisão em aberto pelo crime de peculato, cometidos no Ciretran de Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste).
Segundo as investigações, o ex-servidor público enganava pessoas que iam até o Detran para efetuar o pagamento de taxas, dizendo que o sistema estava fora do ar. O acusado convencia as vítimas a deixarem o dinheiro com ele para que, no momento que o sistema voltasse, ele efetivasse o pagamento.
O suspeito ficava com o dinheiro das vítimas e não efetuava qualquer forma de pagamento. Quando a pessoa ia retirar o documento ou certidão descobria o golpe. Em menos de dois anos de trabalho no órgão, o acusado fez várias vítimas, que resultaram em 17 mandados de prisão expedidos contra ele.
Após receber a informação de que o acusado estava residindo em Cáceres, policiais da Delegacia Regional realizaram a prisão do foragido, na manhã desta segunda-feira (02). Ele foi localizado na residência em que morava na cidade de Cáceres, na Rua dos Operarios, nº 250, Centro.
A ação integra a operação “Actio Auctoritatis” da Polícia Judiciária Civil, que visa o cumprimento de mandados de prisão e fortalecer investigações de tráfico de drogas e roubos. O trabalho está inserido no planejamento operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para os 100 primeiros dias de combate a criminalidade do ano de 2015.