PUBLICIDADE

Hackers cobram dez mil dólares para liberar sistema da Prefeitura de Sorriso

PUBLICIDADE

O procurador-geral do município, Samuel de Campos Pontes (foto), informou, esta manhã, que o sistema informatizado da administração foi invadido por hackers, na última sexta-feira. Os criminosos virtuais estabeleceram um pagamento de dez mil dólares para devolver à prefeitura o acesso ao banco de dados. A mensagem está escrita em inglês e não se sabe de onde saiu.

No entanto, nenhum valor foi pago. “Identificamos na última sexta-feira, quando chegamos para trabalhar, que o sistema estava inoperante. Quando foi verificado o motivo, constatamos a invasão do sistema por hackers e um texto solicitando o valor para que os dados fossem devolvidos”.

O procurador disse que foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil e seguir alguns passos. Pontes informou que todo o sistema informatizado da prefeitura foi atingido. No entanto, as secretarias mais prejudicadas são as de Finanças e também a de Administração.

Pontes explicou que não houve o restabelecimento completo do sistema, já que a polícia solicitou uma perícia para saber como os criminosos virtuais agiram. Devido a isso, a prefeitura suspendeu os protocolos de notas fiscais para o pagamento de fornecedores e todos os pagamentos de credores do município. A previsão é a de que o sistema volte a operar normalmente até sexta-feira (18).

O expediente da prefeitura está ocorrendo internamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE