O coordenador de operações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Celso Henrique Barbosa, reuniu-se ontem, no Pará, com especialistas em policiamento de fronteira para discutir a ativação e o local para a instalação de uma base física do Policiamento Especializado de Fronteira (PEFRON) no Estado do Pará.
O local sugerido pelos especialistas é o município de Óbidos (a 600 quilômetros de Belém). A idéia será apresentada no próximo mês ao secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
Na quarta-feira (26/11) os especialistas em policiamento de Fronteira se reunirão no município de Oiapoque-AP, para discutir o posicionamento da Unidade PEFRON no Estado.
O GEFron está sendo utilizado como modelo para a criação das Unidades de Policiamento de Frontreira nos estados que possuem divisas com outros países. Os módulos que compõem o Memorial Descritivo do Projeto PEFRON vai atender também demandas do GEFron no âmbito de Mato Grosso no próximo ano.
Segundo o coordenador do Gefron, a aquisição de uma aeronave pela Sejusp, para transporte de equipes, vai atender atividades de policiamento na região de fronteira e integra uma política de segurança diferenciada para os Estados que possuem fronteira com outros países.