PUBLICIDADE

GAECO faz operação em Cuiabá e Nortão devido a fraudes no sistema para vender madeira

PUBLICIDADE

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) deflagrou, hoje, a operação “Dríades” com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atuava na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), fraudando o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA). Mandados de prisão temporária, conduções coercitivas e mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridas em Cuiabá, Nova Monte Verde, Alta Floresta e Colniza.

As investigações iniciaram em janeiro deste ano, através de uma auditoria realizada pela própria Sema ao detectar que quatro madeireiras localizadas em Mato Grosso fraudaram o SISFLORA emitindo e, logo em seguida, cancelando guias florestais no sistema, com o objetivo de gerar créditos florestais para diversas madeireiras dos estados do Pará e Goiás.

De acordo com informações da assessoria, a autorização de venda de produtos florestais para o Pará e Goiás foi indevidamente autorizada por servidores da Sema, os quais teriam recebido vantagem indevida para tal fim. Apurou-se que assessores parlamentares e até mesmo uma vereadora, teriam oferecido vantagem indevida para que a fraude ocorresse. De outro lado, quatro madeireiras de Mato Grosso, através de seus representantes legais, operacionais e engenheiros florestais, contribuíram para que a fraude fosse concretizada, gerando créditos florestais para diversas madeireiras no Estado do Pará e Goiás.

Para se ter uma ideia da quantidade de madeira, levando-se em conta que um caminhão transporta em média 28 metros cúbicos de madeira, seriam necessários 5.316 (cinco mil, trezentos e dezesseis) caminhões para realizarem o transporte; Se cada caminhão mede aproximadamente 14 metros, seriam 74 km de caminhões enfileirados. Considerando que cada metro cúbico de madeira pode custar, em média R$ 700, o montante aproximado da fraude seria de R$ 104,2 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE