PUBLICIDADE

GAECO cumpre prisão e faz apreensão em Mato Grosso na operação que apura crimes em unidades prisionais  

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), cumpriu esta manhã, um mandado de prisão e o outro de busca e apreensão, na cidade de Curvelândia (280 km de Cuiabá), pela segunda fase da operação Suíte, realizada pelo Gaeco Regional de Governador Valadares (MG) e 6ª Promotora Criminal do município mineiro. 

A operação apura a existência de organização criminosa que facilita, mediante pagamento, o ingresso de aparelhos celulares, drogas e itens proibidos em estabelecimento prisional e o consequente uso e comércio destes itens pelos custodiados. Os alvos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e tráfico de drogas, praticados por organização criminosa. 

Foram apreendidos no município mato-grossense cinco celulares, um notebook, uma pistola 380, uma carabina 22, três cadernos com anotações, várias folhas de cheques, corrente de ouro, 12 rádios, sendo seis analógicos e seis comunicadores, munições, entre outros itens. 

Segundo investigação, assim que chegavam à unidade prisional os presos eram alocados provisoriamente em uma cela conhecida por “Suíte”, onde eram informados sobre como funcionava o “esquema” para ter acesso a aparelhos celulares, celas com sinal de celular, objetos proibidos na unidade etc.  A facilitação para o ingresso dos referidos itens envolvia servidores públicos, presos integrantes de organizações criminosas e presos escolhidos como “faxinas” nos pavilhões.  

Conforme o Gaeco de Minas Gerais, os presos com acesso aos aparelhos continuavam a comandar o tráfico de drogas e crimes violentos nos territórios respectivos e ainda auferiam lucros com aluguéis ou revenda dos itens aos demais presos da unidade prisional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Briga em bar termina com um morto em Mato Grosso

Alison Aparecido da Silva Sobral, de 42 anos, morreu...

Mulher denuncia que foi estuprada após pegar carona em Sinop

Uma mulher de 41 anos acionou a Polícia Militar...
PUBLICIDADE