A Polícia Judiciária Civil desarticulou a quadrilha que assaltou uma joalheria, em Lucas do Rio Verde, na operação “Inviolável”. Pelo menos seis pessoas estão envolvidas no roubo, três delas estão presas. Um dos membros do bando é foragido do presídio Ferrugem e desde sua fuga, em maio deste ano, cometeu vários roubos.
O suspeito identificado por M.J.C, além do roubo à joalheria em Lucas do Rio Verde, praticou um roubo majorado parecido, em Nova Mutum, em meados do mês de maio deste ano, com outro comparsa. Durante sua fuga, M.J.C. roubou um mercado em Nova Mutum, no dia 20 de julho, na companhia de R.P.S., já preso pela Polícia Civil de Lucas do Rio Verde. R.P.S, que confessou o crime cometido em Nova Mutum.
Além disso, a Polícia Civil de Lucas do Rio Verde descobriu que M.J.C. é foragido do presídio Ferrugem, de Sinop, fuga ocorrida no dia 1º de maio de 2012, e ostenta antecedentes também no Estado do Paraná, para onde viajou na companhia de sua companheira e de C.R.R. e outros comparsas. Um deles foi preso, naquela ocasião, na posse de arma de fogo.
Durante as últimas diligências em Nova Mutum, os investigadores de Lucas do Rio Verde, procurando M.J.C., fecharam uma boca de fumo, com a prisão de traficantes que davam apoio a M.J.C. Na ação, houve apoio total do da Delegacia de Nova Mutum e compartilhamento de informações entre as unidades.
Nesta semana, investigadores de Lucas do Rio Verde abordaram uma mulher em Nova Mutum, que pretendia retirar o companheiro e seu comparsa M.J.C. de um hotel e levá-lo para Cuiabá. Na posse dela, os investigadores encontraram algumas poucas peças de joias, reconhecidas pelas vítimas do roubo. Ao se dirigirem ao hotel, M.J.C. já havia empreendido fuga, pelos fundos, não sendo mais localizado.
No quarto do hotel, os policiais recolheram a carteira de identidade dele e um revólver calibre 38, oxidado, de numeração suprimida. Com o documento de identidade foi possível identificá-lo perfeitamente. “A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde continua recolhendo informações e as depurando, buscando a localização do suspeito foragido, com vistas a aniquilar totalmente esta quadrilha de assaltantes, responsável por vários roubos em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e região”, afirmou o delegado Marcelo Martins Torhacs.
Presos
Com apoio do serviço de inteligência da Diretoria da Polícia Civil, as investigações conseguiram identificar e prender um dos coautores do roubo, R.P.S. na cidade de Nova Mutum, juntamente com uma garota de programa. O suspeito, R.P.S., confessou a prática do roubo e indicou a participação do presidiário, M.J.C. e de sua companheira e uma garota de programa. Na diligência, os investigadores de Lucas do Rio Verde deram cumprimento ao mandado de prisão obtido em desfavor de R.P.S, suspeito de praticar roubos região de Rondonópolis e tráfico e receptação em Lucas do Rio Verde.
O primeiro integrante da quadrilha a ser preso, M.S.S., trabalhava numa empresa de monitoramento eletrônico da cidade, e emprestou a motocicleta para o roubo, tratando-se de partícipe.
O adolescente, D.W.F.S, 17 anos, mantinha, em sua casa, um ponto de apoio aos integrantes da quadrilha. No local, foram apreendidas várias trouxas de drogas, pasta-base de cocaína, e um tablete de maconha, além de uma identidade de um dos autores do roubo.
O assalto aconteceu no dia 20 de julho passado, por volta das 14h. A joalheria foram assaltadas no bairro Menino Deus, por dois indivíduos armados, de onde foram subtraídos aproximadamente R$ 500 mil, em joias, óculos e outros objetos valiosos.
As diligências iniciais de varredura propiciaram a recuperação de parte do montante de mercadorias e a apreensão da motocicleta Honda titan, vermelha, utilizada no roubo.