sexta-feira, 24/maio/2024
PUBLICIDADE

Forças de Segurança intensificam ações em Lucas do Rio Verde para combater violência

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde tem investido cerca de R$ 25 mil mensal para implantar a “Jornada Extraordinária” e garantir mais policiais nas ruas. O resultado dessa iniciativa é a diminuição no tempo de resposta aos delitos cometidos na região. Segundo o comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Paulo Secchi, com o incentivo do município, o número de agentes em serviço praticamente dobra. “A partir do momento que o projeto entrou em operação, chegamos a dobrar os atendimentos em alguns horários específicos. Nós temos o levantamento das áreas com manchas criminais e colocamos esses policiais, que estariam em horário de folga, para atuar na intensificação do policiamento nesses locais com maiores ocorrências”, disse o comandante.

Recentemente, a partir da intensificação do policiamento da Militar e Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, Força Tática, Cavalaria e Ciopaer prenderam um grupo que praticava atos de roubos e furtos na cidade. Ainda segundo Paulo Secchi, esse é mais um resultado positivo do programa, que tem boa aceitação dos agentes. “Com a Jornada Extraordinária, o agente recebe um valor a mais por atuar na hora de folga e pelo serviço prestado. Isso complementa a renda e os policiais ficam ainda mais motivados em desempenhar o trabalho e ajudar no sustento familiar”, destacou.

A efetividade do programa também se comprova com a redução dos casos de homicídio. Os registros da PM mostram que em 2019 foram 29 homicídios, no ano passado, foram 24 e, em 2021, com o início do projeto, 22 casos foram registrados.

Apesar do crescimento populacional de Lucas do Rio Verde, cerca de 3% ao ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o efetivo da PM praticamente não mudou. Durante visita ao município, na última segunda-feira, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o efetivo só deve aumentar a partir das convocações do concurso público.  “Essa é a principal reivindicação, o aumento do efetivo para atender a sociedade. Já estamos na fase final do início do processo, com prova no dia 20 deste mês”, disse o secretário.

A Jornada Extraordinária surgiu para atender essa lacuna. O programa está regulamentado pela lei e decreto, idealizado pelo Executivo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE