segunda-feira, 22/abril/2024
PUBLICIDADE

Fiscais da Sema apreendem 45 quilos de pescado irregular em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 45 quilos de pescado irregular na região “Tira Sentido”, próximo ao município de Alto Paraguai (218 quilômetros de Cuiabá). Também foram apreendidas sete redes, um motor de popa e um barco. Os peixes foram doados para a Associação de Moradores do Bairro Canjica em Cuiabá.

Conforme o coordenador de pesca da Sema, Júlio Reiners, as espécies eram de dourado, piraputanga, curimbatá, jurupoca e jurupensém. "Neste período de defeso estamos intensificando as fiscalizações a fim de coibir também outros crimes ambientais", declarou por meio da assessoria.

A lei estadual exige que pescadores amadores e profissionais tenham carteira de pescador. Nesse caso é capturar e transportar até 5 quilos e um exemplar, independente de peso. Já os pescadores profissionais têm o limite de 125 kg de pescado por semana.

O período de defeso da piracema de Mato Grosso se iniciou no dia 1º de outubro deste ano e termina no dia 31 de janeiro, só será permitida a modalidade de pesca de subsistência praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais como garantia de alimentação familiar. A cota diária por pescador subsistência será de 3 kg ou um exemplar de qualquer peso, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. Estão proibidos o transporte e comercialização de pescado oriundo da subsistência.

A ação foi realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Sinop

Um homem foi assassinado a tiros esta noite dentro...

Polícia apreende armas, carregadores, drogas e cerca de 400 munições em Sinop

Policiais militares apreenderam, há pouco, duas armas de fogo,...
PUBLICIDADE