O fogo começou no último dia 31 e só foi controlado ontem. O proprietário, de 35 anos, procurou a delegacia de Polícia Civil e fez ocorrência relatando que foram atingidos 8 hectares. Um poste de energia teria caído e o cabo da rede atingiu vegetação seca iniciando a queimada que atingiu a reserva nos fundos da propriedade. Por fim, relatou que o fogo começou na divisa onde haveria grupo de “sem terras”, que estão na região.
As queimadas em fazendas em Mato Grosso estão proibidas até novembro e donos podem levar grandes multas
Na segunda-feira, começou, em Sinop, a segunda fase da operação Abafa Amazônia, das secretarias de Estado de Segurança Pública e de Meio Ambiente (Sema) para reduzir crimes ambientais e queimadas. O lançamento foi no aeroporto presidente João Figueiredo. Agora, as ações serão concentradas nas regiões de Marcelândia, Cláudia e União do Sul.
A primeira fase da operação ocorreu nas regiões de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Paranatinga e Sorriso. De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública, foram aplicadas R$ 23 milhões em multas por crimes ambientais. Fiscais constataram uso de fogo em 8, 9 mil hectares, redução considerável de -56%, se comparado com ano passado, onde foram 20,2 mil hectares. O uso de fogo com desmate atingiu 4, 3 mil hectares.