PUBLICIDADE

Ex-deputados e assessores presos na ‘operação sanguessuga’serão levados para Cuiabá

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Sanguessuga. O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra a ordem tributária e fraudes em licitações na área da saúde que agia desde o ano de 2001. Até o final da tarde 46 pessoas foram presas na operação, e 53 mandados de busca e apreensão cumpridos.

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Cuiabá. Cerca de 250 policiais federais participam da operação nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e no Distrito. Integravam a quadrilha funcionários públicos que atuavam no Ministério da Saúde e na Câmara dos Deputados.

De acordo com o que se apurou nas investigações, a quadrilha negociava com assessores de parlamentares a liberação de emendas individuais ao orçamento para que fossem destinadas a municípios específicos. Com recursos garantidos, o grupo – que tinha um importante membro ocupando cargo de assessoramento superior no Ministério da Saúde, em Brasília – manipulava a licitação e fraudava a concorrência valendo-se de empresas de fachada. Desta maneira os objetos da licitação eram fornecidos a preços superfaturados, às vezes até 120% superiores aos valores de mercado.

Segundo as investigações, através deste esquema a organização negociou o fornecimento de mais de 1.000 unidades móveis de saúde em todo o país. A movimentação financeira total seria de cerca de R$ 110 milhões.

Até o fim do dia todos os presos serão levados para Mato Grosso.

MINAS GERAIS – Em Minas, quatro pessoas foram presas em Belo Horizonte (2), Contagem (1) e Governador Valadares (1). Foram cumpridos seis mandados de busca nas três cidades e em Juiz de Fora, que resultaram na apreensão de documentos e computadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE