A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou hoje, em apoio à Polícia Civil de Sergipe, a Operação “Prole Ficta’ para cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em desfavor de dois jovens, de 21 e 19 anos. A ação foi realizada por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) em Cuiabá.
A investigação, iniciada a partir de uma ocorrência registrada em Sergipe, apurou o engenhoso “modus operandi” dos golpistas, os quais entravam em contato com as vítimas via aplicativo do WhatsApp, usando números novos e se passando por familiares.
A tática da urgência era utilizada para induzir as vítimas a realizarem transferências bancárias, sob a falsa alegação de problemas com o celular. Os valores obtidos de forma ilícita eram rapidamente pulverizados em contas de “laranjas” para dificultar o rastreamento policial.
Após a identificação dos suspeitos na capital mato-grossense, a DRCI foi acionada pela Polícia Civil de Sergipe para dar apoio e qualificar os investigados. Os suspeitos, ambos com passagens criminais por tráfico de drogas e estelionato, foram conduzidos para as providências cabíveis e posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Já os materiais apreendidos serão encaminhados à Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil de Sergipe, para continuidade das investigações.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.