O empresário Valdinei Mauro de Souza, que reside em Cuiabá e atua no ramo de mineração, escapou de um sequestro, esta manhã, no Pará. Segundo informações do blog do Júnior Ribeiro, da região, ele e outros empresários chegavam de avião a um garimpo de sua propriedade, no distrito de Cripurizinho, no município de Itaituba.
A aeronave de pequeno porte é de propriedade de um táxi aéreo e estaria transportando 40 quilos de ouro. Ao aterrissar, a tripulação foi rendida por seis bandidos armados e obrigada a decolar novamente. Antes, o empresário cuiabano teria conseguido escapar do grupo criminoso.
Ainda segundo o blog, houve troca de tiros na ação e três pessoas teriam sido atingidas. A Secretaria de Segurança Pública do Pará já deslocou uma força tarefa para a região. O local é de difícil acesso e distante a quase 900 quilômetros da capital Belém.
Valdinei Souza é sócio do prefeito Mauro Mendes em empresas de mineração.
Suposto atentado
O empresário já foi vítima de uma ação criminosa, em abril de 2012, quando visita um área de garimpo de sua propriedade, na Fazenda Ajuricaba, em Várzea Grande. Ele e o empresário Wanderley Torres estavam em uma caminhonete Toyota Hilux, blindada, que foi alvejada por 23 tiros.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), do Ministério Público Estadual (MPE), ofereceu denúncia contra os empresários Filadelfo dos Reis Dias e Marcelo Massaru Takahashi, como supostos mandantes de crime.
Segundo o Gaeco, a motivação dos crimes seria uma desavença comercial.
(Atualizada às 13h40)