A Polícia Federal instaurou inquérito e os dois homens presos ontem, na ação que resultou na apreensão de 45kg de pasta base de cocaína serão autuados por tráfico internacional de drogas. O prazo para conclusão é de trinta dias, sendo prorrogáveis por outros trinta, mediante necessidade da autoridade policial. A PF confirmou que a droga saiu da Bolívia, entrou em Mato Grosso por Pontes e Lacerda e seria levada até Uruaru (PA).
As investigações, iniciadas pela Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá, apontaram que o Estado seria utilizado como rota do transporte. Ontem, agentes interceptaram o caminhão boiadeiro, Volkswagem branco, modelo 8-150, no qual havia duas pessoas. Outro acusado, que vinha atrás numa Toyota Hillux, com passagens por tráfico, foi abordado e preso.
No quartel da PM, em Guarantã, para onde o caminhão foi levado, federais localizaram a droga, em meio a um fundo falso na carroceria . O motorista disse que receberia R$4 mil pelo transporte. As investigações, segundo o delegado federal Paulo Maurício de Mello, devem continuar. A PF quer saber se há mais drogas circulando na região. Agora há pouco, a polícia confirmou que o homem que estava no caminhão, como caroneiro, foi liberado.
Esta é a segunda apreensão realizada pela PF no Nortão. A primeira ocorreu em novembro, quando 43kg de cocaína foram localizados no fundo falso de uma caminhonete, com placas de Goiânia, que circulava pelo perímetro urbano de Sinop. Um casal foi preso. O delegado prefere não afirmar que Mato Grosso seria corredor para o tráfico.
“Acho prematuro dizer efetivamente que Mato Grosso seria um corredor para o tráfico de drogas. Mas já é uma tendência que ela passa por aqui”, declarou.
(Atualizada às 10h40)
Leia mais:
Nortão: apreendidos 46 kg pasta base de cocaína
Correção: polícia apreendeu 46kg de drogas ontem no Nortão