Dois homens, 31 e 35 anos, foram presos, dez pássaros e uma tartaruga foram apreendidos no bairro Alto Boa Vista, em Tangará da Serra, no final de semana. As aves estavam em gaiolas que eram transportadas ilegalmente dentro de um GM Vectra. Os dois foram detidos pela prática de crime ambiental.
De acordo com informações da assessoria da Polícia Militar, os dois não souberam ou não quiseram revelar a origem e o destino nos animais. Também não apresentaram a documentação e autorização exigidas por lei para criação e transporte de animais mantidos em cativeiro.
Ambos foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil e os pássaros e a tartaruga entregues aos agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). De acordo com o artigo 29, da lei 9.605/98 e do decreto n° 3.179/99, aquele que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes silvestres, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com legislação, está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, além do pagamento de multa.