Dois homens e uma adolescente de 16 anos foram detidos pela Polícia Civil hoje, no bairro São Simão, área de chácaras do município de Várzea Grande. Denúncias levaram a polícia fazer buscas no local, onde foram apreendidos três fuzis 762, uma metralhadora ponto cinqüenta, 500 quilos de munições 762, cerca de um quilo de explosivos plásticos C 4, granadas, maçarico, capuz, lanternas, antenas de celular chapas de blindagens, camisetas de fabricação artesanal com inscrição Polícia Federal, objetos usados no arrombamento à cofres e assaltos à bancos.
Uma caminhonete Ford Ranger XL, de cor prata e placa de São Paulo (SP) também foi apreendida pelos policiais civis. A polícia descobriu que as laterais da carroceria do veículo estão blindadas e que a caminhonete não possui vidro interno na divisória com a parte traseira. Segundo o serviço de inteligência da Polícia Civil essa é uma característica de carros usados em assaltos, pois permite a movimentação interna dos bandidos.
Entre os presos estão um fugitivo de Minas Gerais (MG), com três passagem na polícia por tráfico de drogas e uma porte de entorpecentes. Ele cumpriu pena por seis anos na Penitência Dênio Moreira Carvalho, em Minas Gerais, fugiu do presídio em 2000 e foi recapturado no ano seguinte. Quanto às armas, os acusados alegaram que “que foram compradas no Paraguai para fazer negócio”.
Para o delegado Antônio Carlos Garcia, há suspeitas da ligação do grupo com quadrilhas especializadas em roubo a banco. “Pelo tipo de armamento encontrado eles podem estar envolvidos com assaltos a bancos, carro-forte ou empresas de segurança de valores”, disse.
A polícia vai investigar o envolvimento dos acusados em roubos a bancos ocorridos em Mato Grosso. As investigações vão levantar se os dois davam apoio logístico nos assaltos. “As organizações criminosas têm várias divisões, às vezes nem todos se conhecem. O fracionamento das funções é uma das características”, afirma.
Os dois homens serão indiciados por porte ilegal de arma de fogo e a menor será encaminhada a Delegacia Especializada da Infância e Juventude (DEIJ) de Várzea Grande.