Um grupo de detentos do presídio Ferrugem, em Sinop, fez um motim na última terça-feira, durante uma revista realizada por policiais militares e agentes prisionais, nas celas. Segundo a polícia, a revista foi solicitada após ser frustrada uma tentativa de rebelião. Eles tentaram render alguns agentes, mas não conseguiram levar o plano adiante.
Durante as revistas, os detentos teriam se rebelado contra a polícia. A situação só foi controlada após os policiais usarem da força para contê-los. Um dos detentos teve alguns ferimentos. Os rebelados foram identificados como Edson Barbosa Batista, Jair da Silva Lins, Valdemir José Mineiro, Carvalho, Reginaldo Leonardo da Silva e Roberto Pereira de Souza.
No mês de fevereiro 28 presos da ala laranja se rebelaram a manteram três agentes reféns por cerca de 70 horas. Os agentes não ficaram feridos, mas um preso foi morto. Em funcionamento desde início de janeiro, o presídio, que fica no Alto da Glória, a cerca de 15 km do centro, possui cerca de 260 detentos atualmente, recambiados, além da cadeia de Sinop, de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cuiabá, entre outros municípios da região.