Dez detentos da Cadeia de Barra do Garças (842 km de Sinop) foram transferidos para o presídio de segurança máxima de Água Boa. A transferência foi feita a pedido do juiz da Vara de Execução Penal do município, Bruno de Oliveira, devido a superlotação da unidade. A cadeia tem capacidade para 63 presos, porém, atualmente estão 181 no local. Nas próximas semanas mais 43 detentos devem ser transferidos.
De acordo com o G1, foram encaminhados para Água Boa os detentos condenados e que não podem mais ficar em um Centro de Detenção Provisória (CDP) como a Cadeia de Barra do Garças. "A cadeia só deve receber presos provisórios, com prisões em flagrante ou preventiva. Então, como prevê o Código Penal, após a condenação eles devem ser transferidos. Faz parte de um trâmite judicial que está sendo cumprido dentro dos prazos estabelecidos nos processos", explicou o magistrado.
Devido às condições precárias do local, o magistrado se reuniu com o Ministério Público Estadual (MPE), com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com setores da prefeitura de Barra do Garças para discutir as condições de funcionamento da unidade. "A prefeitura se comprometeu a ceder um novo terreno para a construção de outra cadeia pública, que deve redistribuir a quantidade de presos que aguardam o prazo da condenação", adiantou o juiz.