Lançada há dez dias a etapa estadual da Campanha Nacional do Desarmamento em Mato Grosso já recolheu 43 armas de fogo, “um número três vezes maior que o mesmo período da campanha anterior realizada no Estado”, destacou o coordenador da campanha em Mato Grosso e secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.
A Campanha do Desarmamento acontece simultaneamente com postos fixos e itinerantes, que já percorreu 40 municípios de Mato Grosso. Cada um dos postos conta com pelo menos dois policiais cadastrados no Ministério da Justiça para atuar no recebimento das armas.
O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo, gerado pelo Sistema “Desarma”, da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia entre 100 e 300 reais por cada arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Além do reembolso a campanha garante o anonimato para quem entregar a arma. “Umas das coisas que vem atraindo a população são os valores das indenizações e o anonimato”, garante o coordenador da campanha em Mato Grosso, delegado Anderson Garcia.
Quem for entregar sua arma de fogo nos postos de recolhimento das polícias Civil e Militar em Mato Grosso deve se atentar em estar munido da Guia de Trânsito, que pode ser emitida pela internet, no site da Policia Federal, por meio do link http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/guia-de-transito-de-arma-de-fogo