As demandas das delegacias do Estado foram apresentadas ao secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Jarbas Rogers, em audiência com o deputado Wancley Carvalho (PV). Desde o ano passado, o parlamentar já visitou cerca de 15 unidades para identificar os problemas e ouvir reivindicações dos delegados, investigadores e escrivães.
Investigador de polícia licenciado para exercício de cargo eletivo, Wancley entregou ao secretário um relatório com todas as necessidades identificadas. Cada delegacia tem pedidos particulares, entretanto as principais solicitações são aumento de efetivo, melhorias estruturais e pedidos de novos imobiliários.
Aperfeiçoar as condições de trabalho dos agentes da segurança pública, e consequentemente melhorar o serviço prestado à população de Mato Grosso são as motivações desse trabalho. "Sei que é preciso avançar em vários sentidos. Trouxe os pedidos que ouvi e de situações que vi pessoalmente. O secretário está sensível ao pleito, e vai auxiliar", pontuou Wancley.
Na reunião, Jarbas informou ao deputado que, recentemente, a Sesp repassou à Diretoria Geral da Polícia Civil recursos financeiros para atender situações emergenciais nas unidades policiais.
"Esse repasse vai ao encontro daquilo que foi identificado nas visitas; será possível melhorar ou substituir mobiliários, realizar pequenas reformas, situações que foram levantadas nas visitas", disse Wancley ao comemorar o resultado da iniciativa.
O parlamentar continua percorrendo as delegacias de Mato Grosso. Nos próximos dias Wancley visitará outras unidades. A receptividade dos policiais tem sido grande, já que pela primeira vez a categoria tem um representante no parlamento estadual.
Reconhecimento – O novo modelo de segurança pública, adotado pelos antecessores do novo secretário, que assumiu o posto há pouco mais de um mês, também foi salientado pelo parlamentar. Para Wancley, assim como Mauro Zaque e Fábio Galindo, Rogers Jarbas também realizará um excelente trabalho na Sesp.
"Essa é minha primeira visita ao secretário, e não tenho dúvida que ele dará sequência ao brilhante trabalho que é realizado pela Secretaria de Segurança Pública", afirmou o deputado
Terapeutas – Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas de Saúde, Wancley aproveitou a oportunidade e solicitou ao secretário que repasse aos agentes de segurança pública orientações quanto a autuação e fiscalização de terapeutas, em exercício de sua função. A profissão é regulamentada no estado desde 2011, e os profissionais são representados pelo Sindicato dos Terapeutas do Estado de Mato Grosso (Sinter-MT).
Jarbas informou que solicitará um estudo jurídico junto ao conselho superior da Polícia Civil sobre o pedido do deputado, e fará os encaminhamentos necessários para que os profissionais devidamente legalizados não sejam punidos.