A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) realizou, hoje, apreensões expressivas dentro da megaoperação Civil na Carga Máxima. Foram 148 veículos abordados com cinco prisões, 145 metros cúbicos de madeiras e cinco carretas apreendidas. Segundo o delegado Gianmarco Paccola Capoani, a carga apreendida está avaliada em R$ 200 mil.
No início da manhã, foram montados pontos de abordagem no posto Luiz Flavio Gomes, no Trevo do Lagarto, em toda a rodovia dos Imigrantes, alcançando a marca superior a 20 postos de gasolina e entornos fiscalizados. Dos veículos abordados, 30 deles estavam com carregamento de madeira, cinco delas em situação ilegal. As cinco pessoas conduzidas à delegacia vão responder em liberdade em seus respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Por se tratar de crime ambiental, além da responsabilidade da pessoa física existe a responsabilização da pessoa jurídica. Desse modo as madeireiras que emitiram as notas fiscais e as guias florestais serão acionadas criminal e civilmente.
O delegado explica que após o lavramento do Boletim de Ocorrência seguem os levantamentos detalhados e histórico das madeireiras, além das lavraturas de multas administrativas. As cargas serão descarregadas e disponibilizadas para perícia a partir de segunda-feira (07).
A ação coordenada pela Dema contou com apoio de três fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e dois fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).