Os doze delegados Regionais de Mato Grosso participaram no último sábado, do “1º Encontro dos Delegados Regionais no Interior”, em Chapada dos Guimarães. Durante todo o dia, debateram e conheceram mais detalhadamente os programas e projetos da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso para que possam implantá-los em suas regionais. Eles elaboraram a ‘carta aberta’, entregue ao diretor geral sugerindo propostas para melhorar o trabalho em suas regionais. Segundo o diretor do interior, delegado Jales Batista da Silva, a carta vai padronizar as ações nas regionais. A assessoria da Polícia Civil não divulgou o conteúdo com as principais cobranças dos delegados. “É uma maneira de conhecermos os problemas enfrentados pelas nossas delegacias regionais e buscarmos a solução desses problemas, daí a sua importância”, ressaltou o diretor.
Ao receber o documento, o diretor geral José Lindomar Costa, afirmou que a carta será entregue ao secretário Estadual de Segurança Pública “e as respostas às solicitações e reivindicações serão repassadas aos regionais”, garantiu o diretor geral.
O diretor adjunto da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), delegado Genison Brito Alves falou dos preparativos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília, com o objetivo definir princípios e diretrizes que irão nortear as ações a serem tomadas.
A delegada Elaine Rodrigues da Silva, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apresentou o programa de prevenção ao uso e também de combate às drogas, denominado “De Cara Limpa Contra as Drogas”. “Agora que DRE foi reativada, iremos implantar o Programa em Cuiabá e difundi-lo no interior do Estado”, ressaltou.
Os delegados Douglas Turíbio e Juliana Palhares, da Delegacia Municipal e da Mulher de Várzea Grande, respectivamente, falaram do projeto de “De Bem Com a Vida”, que visa proibir a venda de bebidas alcoólicas a partir das 23 horas, principalmente nos bares da periferia, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. “Em algumas cidades de São Paulo, em que o projeto foi implantado, está comprovado que a proibição vem reduzindo a violência”, enfatizou a delegada.
Para o delegado regional de Juína, Alexandre Morais Franco, o encontro foi bastante produtivo por ser uma iniciativa pioneira e serve como meio de captação dos problemas, encontro de soluções e encaminhamento a administração superior da Polícia Civil e da Sejusp.
O delegado regional de Água Boa, João de Morais Pessoa Filho, frisou que o Encontro foi muito proveitoso, no aspecto de que foi uma reunião diferente das outras. “Os encontros sempre aconteciam em Cuiabá e desta vez está sendo no interior do Estado”.