sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

PF prende um Sorriso na operação contra recrutadores de mulheres para tráfico internacional de drogas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza/Cleber Romero (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

O delegado da Polícia Federal, Samir Zugaib, confirmou, ao Só Notícias, que uma pessoa foi presa, em Sorriso, em uma operação desencadeada em vários estados brasileiros contra uma quadrilha acusada de recrutar mulheres para o tráfico internacional de drogas. De acordo com o delegado, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão e falta ser cumprido outro de prisão, uma vez que o suspeito não foi localizado.

Conforme informações divulgadas pela assessoria da PF, cerca de 200 policiais estão envolvidos na Operação Wanderlust, que busca cumprir 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Além de Mato Grosso, os mandados também são cumpridos no Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal.

Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, (embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas) e o sequestro de bens com valor estimado em mais de 10 milhões de reais. O objetivo é desarticular uma “organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa através de aeroportos internacionais do país e no tráfico de haxixe para o Brasil”.

As investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa, a partir de Caxias do Sul (RS) e de Curitiba (PR), recrutava mulheres em diversos estados do país para atuarem como “mulas” no transporte da droga para a Europa. No decorrer do inquérito policial foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas, seis delas em Lisboa/Portugal, e quase duas toneladas de drogas apreendidas.

Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa/PB uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África, que foi a maior apreensão da droga pela Polícia Federal. A Operação contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é detido por perturbação de sossego em pedágio no Nortão

A Polícia Militar prendeu o homem, de 36 anos,...

Motociclista é preso transportando drogas em rodovia de Alta Floresta

Policiais militares da Força Tática prenderam o jovem, de...

Adolescente é flagrado pichando muro de sede do Procon em Nova Mutum

A prefeitura informou, hoje, que um menor foi flagrado...

Sorriso: lei seca tem 60 veículos apreendidos e dois condutores presos

A 23ª edição da operação Lei Seca iniciou, ontem,...
PUBLICIDADE