PUBLICIDADE

Delegada destaca atendimento humanizado com nova Delegacia da Mulher em Sorriso; “Célere e acolhedor”

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez com Lucas Torres, de Sorriso (fotos: Só Notícias/Lucas Torres)

A Polícia Civil inaugurou, hoje, a Delegacia Especializada da Mulher de Sorriso, que passa a funcionar no mesmo prédio da atual delegacia, porém com entrada exclusiva e estrutura própria para o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. A unidade foi criada para oferecer acolhimento humanizado, atendimento especializado e maior privacidade às mulheres que buscam auxílio, segundo a delegada Layssa Crisóstomo de Paula, que destacou que a implantação da unidade era uma demanda antiga do município.

“A cidade já comporta uma delegacia da mulher, então a gente vem trabalhando para que isso ocorra há um tempo e, graças a Deus, hoje nós estamos inaugurando a nossa sede. Muda acolhimento, muda atendimento humanizado, muda efetivo, muda estrutura. A ideia é realmente trazer um atendimento à vítima que seja rápido. Célere e acolhedor”.

Segundo a delegada, além da nova estrutura física, as vítimas passam a contar com um espaço preparado exclusivamente para recebê-las desde o primeiro atendimento. “Antigamente elas iam na mesma recepção, onde ficava toda uma delegacia e elas eram direcionadas ao núcleo. Hoje não, elas vêm na própria casa delas para registrar a ocorrência e aqui nós temos todo um ambiente que foi preparado para elas e aqui nós faremos todos os encaminhamentos”.

O delegado regional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, afirmou que a nova unidade representa um marco para a instituição no norte de Mato Grosso, principalmente pela especialização do atendimento às vítimas. “A especialização do atendimento, quando ela ocorre, deixa de revitimizar a vítima. O que é isso? A vítima deixa de passar aquele sofrimento que ela já passou por tudo aquilo que ela sofreu. E quando há um público vulnerável, como o público que é atendido pela Delegacia da Mulher, ele pode vir a um local onde ele é abraçado, onde ele é atendido de forma diferente, onde ele é ouvido por uma escuta especializada, onde existe um atendimento psicológico”.

Para o delegado, a nova estrutura também contribuirá para aumentar a confiança das vítimas na Polícia Civil e estimular a formalização de denúncias. “Você pode ter certeza de que haverá muito maior eficácia no serviço policial, haverá um número muito maior de notificações em relação a crimes correlatos, ou seja, crimes que são investigados pela Delegacia da Mulher, e Sorriso só tem a ganhar com isso. Um melhor atendimento, um melhor atendimento ao cidadão sorrisense e um melhor atendimento à população do município no geral”.

“A pessoa passa a ter confiança em procurar instituições públicas. É o que acontece quando existe um local especializado. Se vocês analisarem a recepção aqui da Delegacia da Mulher, ela já é uma recepção mais acolhedora. Existe até uma sistemática por conta disso. A pessoa precisa se sentir em casa, porque esses crimes que envolvem a violência doméstica são crimes que envolvem a maior esfera da liberdade da pessoa, que é a esfera da sua casa, a esfera daquela pessoa em quem você tem confiança. Então, há uma quebra de confiança muito grande nessas vítimas”, completou o delegado.

O governador Otaviano Pivetta, a diretoria da Polícia Civil e outras autoridades municipais participam da cerimônia de inauguração.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE