segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Delegacia Virtual de MT recebeu mais de 42 mil comunicações no ano passado

PUBLICIDADE

O extravio de documentos foi a ocorrência mais registrada no site da Delegacia Virtual e também na Central de Ocorrências, da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), em Cuiabá, no ano passado. Pela Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) foram comunicados mais de 42 mil ocorrências, sendo 34.498 para extravio ou perdas de documentos.

O extravio representou 84% do total de boletins confeccionados pela Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br), que no ano de 2015, que recebeu, ao todo, 42.817 registros e validou 38.335. A unidade, além do extravio, registrou 5.898 furtos, mas confirmou 3.582  boletins; 36 desaparecidos e 220 denúncias.

No ano de 2014,  em razão da Copa do Mundo, a Delegacia Virtual foi procurada para a comunicação de 44.599 ocorrências e convalidou 40.162, sendo 36.156 de extravio de documentos e 3.695 furtos.

O registro de extravio de documentos é considerado assistencial já que não demanda investigação, mas o cidadão necessita comunicar que perdeu algum tipo de documento para retirada da segunda via, principalmente da identidade, o RG, e também para se precaver no caso de ter os dados utilizados por criminosos, na prática de crimes como o estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

“O registro do extravio é justamente para se evitar transtorno maior. Esse documento em mãos erradas pode ser usado para abrir uma empresa, fazer compras a créditos no mercado, entre outros. O registro é uma segurança para que a pessoa venha a responder criminalmente e até ação civil”, explicou o delegado Roberto Pereira Amorim, coordenador da Central de Registros de Ocorrências da PJC. 

Conforme o delegado, no período do Carnaval os registros de pequenos delitos aumentam em razão do fluxo de pessoas que estão sujeitas a ação dos chamados “batedores de carteiras”, que buscam também por celulares e joias, nos locais de festejos.

“O principal é orientar as pessoas de que nesses dias de carnaval não precisam levar todos os documentos e cartões. Leva somente a CNH que serve como documento de identidade. Evite usar o celular nessas aglomerações, pois tem os batedores e até mesmo pode perder”, pontuou.

Pela Delegacia Virtual, o cidadão não precisa sair de casa ou enfrentar filas em uma delegacia de polícia. O serviço é disponibilizado no portal da Segurança Pública (https://portal.sesp.mt.gov.br/portaldaseguranca/pages/home.seam). Pelo site, além do extravio ou perda de documentos, o cidadão também realiza o registro de furtos simples, denúncias e desaparecimentos de pessoas.

Nos próximos dias, uma nova versão da Delegacia Virtual será disponibilizada ao cidadão, que terá um rol maior de serviços oferecidos pela internet como: furto de celular, exercício ilegal da profissão, calúnia, difamação, ameaça, constrangimento ilegal e outros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: morador tenta comprar moto pela internet e cai em golpe

O homem, de 26 anos, relatou aos investigadores de...

Quatro foragidos são presos em ações distintas em Lucas do Rio Verde

A Polícia Civil confirmou a prisão de quatro suspeitos...

Morador é esfaqueado durante tentativa de assalto no Nortão

O homem, de 44 anos, foi encaminhado para tratamento...
PUBLICIDADE