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Delegacia virtual acelera atendimentos em Mato Grosso

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Com apenas um clique, o cidadão mato-grossense já pode registrar seis tipos de ocorrências via internet. O serviço é oferecido pela Delegacia Virtual, que está disponível na rede mundial de computadores desde o dia 28 de novembro. Em 40 dias de funcionamento, a Delegacia Virtual já registrou 810 ocorrências.

Dessas, 547 ocorrências (67,53%) dizem respeito à perda ou extravio de documentos. Cento e sessenta e nove, ou seja, 20,86%, registraram extravio de celular, sessenta e nove ocorrências foram denúncias anônimas (8,51%) e 15 (1,85%) registram desaparecimento de pessoas.

“Acreditamos que o serviço tem um grande potencial de crescimento. Por ser uma ferramenta inédita no Estado, muitas pessoas ainda procuram as delegacias para fazer esse tipo de registro, mas com a popularização do acesso, a Delegacia Virtual facilitará a vida do cidadão”, aponta o titular da delegacia, Márcio Cambahuba.

Entre os serviços que estão sendo oferecidos, Cambahuba destaca que as denúncias anônimas têm sido importantes trabalho de investigação da Polícia Judiciária Civil. “A partir das denúncias anônimas conseguimos avançar em muitas investigações”, aponta.

Através da Delegacia Virtual, as pessoas podem registrar ocorrências de furto de placa de veículo; furto de celulares; localização de pessoas; furto ou extravio de documentos, além de efetuar denúncias, inclusive anônimas, através do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br.

As ocorrências geram um boletim eletrônico virtual que pode ser impresso, e tem valor legal. A idéia do novo serviço oferecido pela Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso é a de garantir mais uma opção de atendimento à população, no menor espaço de tempo possível e com a comodidade proporcionada pela internet.

Márcio Cambahuba explica que o cidadão deve ter cuidado ao digitar o seu endereço eletrônico. “Sem o e-mail correto, o cidadão não pode receber a senha convalidada da sua ocorrência”, explica.

Neste período inicial de atividade da Delegacia Virtual, o prazo máximo de resposta ao cidadão (via internet), previsto pelo sistema é de até quatro horas, mas a estrutura da Delegacia tem conseguido atender em uma média de 15 minutos.

A Delegacia Virtual é mais uma ferramenta da Polícia Judiciária Civil na busca de um melhor e mais ágil atendimento à população. “Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão, agilizando a comunicação dos crimes contra o patrimônio, em que não houver violência física ou grave ameaça à vítima”, completa a delegada Terezinha Fátima Jordão da Silva, coordenadora de Tecnologia e Informação (T.I.) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Terezinha Silva explica que na retaguarda da Delegacia Virtual há toda uma infra-estrutura de atendimento, com atendentes dando resposta às ocorrências registradas. “Após o cidadão fazer o acesso, os atendentes analisam as ocorrências, sua veracidade, e enviam as informações para as delegacias competentes. O trabalho segue como um boletim de ocorrência normal”, explica coordenadora de T.I.

De acordo com dados da Polícia Judiciária Civil, 20% das ocorrências registradas nas delegacias do Estado são de extravio de documentos e 30% das ocorrências dizem respeito a pequenos furtos, em sua maioria de celulares.

O site da Delegacia Virtual também irá disponibilizar um banco de dados com fotos de pessoas desaparecidas, além de links com os sites da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Polícia Judiciária Civil.

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