A primeira meta deste ano para conclusão de inquéritos de homicídios dolosos da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi concluída no dia 10 deste mês. A meta denominada "Avança DHPP" encaminhou à Justiça 206 inquéritos relatados.
Com prazo de 120 dias, a meta começou em março e finalizou este mês, quando foram registrados 107 homicídios, sendo 77 em Cuiabá e 30 em Várzea Grande. No período de 4 meses, a DHPP realizou 24 operações policiais que resultaram na prisão 29 autores de crimes de homicídios, sendo 3 em flagrante e 26 por mandados de prisão, além do cumprimento de 7 buscas e apreensão domiciliar e 5 conduções coercitivas.
O delegado titular da DHPP, André Renato Gonçalves, explicou que a meta foi baseada na gestão participativa por resultados. “Os inquéritos, não, necessariamente, são do ano de 2017, temos deste ano, mas também de anos anteriores. Logicamente, os inquéritos de homicídio demandam um pouco mais da investigação e mais trabalho. Mas a Delegacia de Homicídios tem uma ‘expertise’ e por, conta disso, nossa resolutividade é alta. Muitos dos nossos inquéritos são relatados e encaminhados à Justiça com identificação da autoria criminosa”.
Os inquéritos concluídos no prazo de 120 dias estavam distribuídos nos cartórios de 8 delegados, que atuam com uma média e 2 escrivães e 4 investigadores de polícia. “O comprometimento dessa equipe de delegados, escrivães e investigadores é o que faz a diferença. Sem o esforço deles não conseguiríamos esclarecer esses homicídios, para que os autores sejam responsabilizados”.