Polícia

Data de inscrições para concurso de soldado PM ainda não foi definida

A data de abertura das inscrições para o concurso de soldado da Polícia Militar de Mato Grosso ainda não foi definida. Um novo edital está sendo elaborado, pois o Governo do estado decidiu fazer algumas modificações no primeiro edital que já estava pronto. Neste, exigia-se do candidato que tivesse apenas o 1º grau escolar concluído, mas o edital foi reformulado prevendo que candidato tenha o 2º grau concluído.

O novo edital, elaborado pelo CCDPPM (Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa da Polícia Militar), está aguardando a aprovação do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi e do comandante Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Leovaldo Sales.

Ao todo, 200 vagas, para os postos policiais de Sinop e Água Boa. Se o concurso for aprovado, as provas devem acontecer no mês de setembro e os policiais formados no Comando Regional em Sinop poderão ser encaminhados para os municípios vizinhos que compõem a área de abrangência sendo Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Juara, se necessário.

Hoje, Sinop sofre uma deficiência de soldado. São 134 trabalhando em turnos de 30 PMs por dia, uma média de 1 soldado para cada grupo com aproximadamente 600 pessoas. O candidato aprovado para o concurso de soldado PM passa por um treinamento teórico e prático que leva de 6 a 8 meses. Durante esse período, ele recebe uma ajuda de custo em torno de R$ 600 e, no caso do aluno que não tem residência (quando é deslocado para o interior), este fica alojado no quartel da polícia.