O secretário Estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado filho, está em Sinop e reuniu-se com o prefeito Juarez Costa (PMDB) tratando de parcerias para reforçar a estrutura da Polícia Civil e Polícia Militar. Curado explicou que Sinop deve ter um Centro de Inteligência do Comando, que será instalado na área central, com câmeras de monitoramento para identificar envolvidos em crimes e também para ações preventivas. Nesta 4ª feira, serão analisados alguns locais onde poderá ser instalada a unidade que centralizará medidas conjuntas no setor de segurança.
O secretário admitiu que, “ainda este ano” poderá instalada a Delegacia da Mulher em Sinop bem como a Delegacia de Entorpecentes “para trabalhar na parte de inteligência, desarticular quadrilhas e combater o tráfico de drogas”. As duas delegacias devem ter delegados próprios e vão ser desgnados mais policiais civis.
Durante a reunião foi anunciado que o Corpo de Bombeiros terá uma base aérea no aeroporto de Sinop, e serão investidos cerca de R$ 12, 6 milhões em veículos e equipamentos para combate a incêndio.
Diogenes Curado citou que está no planejamento da secretaria a inauguradação de uma base de segurança, com 70 metros quadrados, com câmeras de vigilância/monitoramento no bairro São Cristóvão e a equipe desta unidade também estará atuando em cerca de 4 bairros na região. Curado lembrou que está é uma reivindicação antiga que recebeu e que vai ser implantada.
O comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, o diretor da Polícia Civil, Paulo Vilela, o delegado regional Douglas Turibio, e os delegados municipais Daniel Vendramel, Joacir Batista, Ludmila Zorzetti e comandantes do Corpo de Bombeiros também participaram da audiência, no gabinete do prefeito.
O secretário Diogenes Curado estará visitando as unidades de segurança do município, a cadeia (onde ficam mulheres e menores) e o presídio Ferrugem. A principal reivindicação que ele recebeu hoje, no primeiro contato, foi aumento no efetivo de soldados e investigadores.