PUBLICIDADE

Cuiabá: polícia investiga morte de peixes e prejuízo é de R$ 20 mil

PUBLICIDADE

A Polícia Civil investiga a morte de cerca de 2 mil peixes, avaliados em R$ 20 mil, em uma represa na região do Rio dos Couros, em Cuiabá. De acordo com o titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Carlos Fernando Cunha, três linhas de investigação foram adotadas, a do envenenamento deliberado, da contaminação da água e de que fatores naturais tenham contribuído para a morte dos animais. Cunha destaca que ainda é prematura apontar qualquer uma das três hipóteses. “Somente após a análise da água, já solicitada, é que teremos uma indicação para prosseguirmos com a investigação”.

Uma das hipóteses levantadas é a que algum empreendimento potencialmente poluidor, que atue com a criação de gado confinado, pode ter contaminado o poço de onde sai a água que abastece o tanque. “A morte seria causada pelo chorume das fezes deste gado, depositadas no solo, ou até mesmo levada pelas chuvas até a represa”. Com isso, acentua-se a criação de microalgas, que utilizam o oxigênio do tanque, matando os peixes asfixiados.

Outra tese levantada seria o envenenamento, por algum desafeto do proprietário dos peixes utilizando o urucum, substância usada para matar os peixes. “Mas não há nenhum suspeito, porque o produtor não possui nenhum inimigo”. A terceira teoria diz respeito a mudanças no PH da água, que poderiam causar a morte natural dos animais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE