Dois menores que estavam apreendidos no Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri, fugiram, hoje à tarde, ao serem levados para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro. De acordo com informações da Polícia Militar, os menores aproveitaram o momento em que o agente socioeducativo abria o camburão para sair correndo em direção ao matagal.
Pelo menos um agente teria corrido atrás dos menores, mas sem sucesso. A ação assustou funcionários e pacientes da unidade de modo que chegaram a circular relatos de uma possível troca de tiros no local. No entanto, de acordo com a Polícia Militar, não houve troca de tiros.
A PM foi acionada e procura pelos menores. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que está apurando o que ocorreu.
Essa não é a 1ª vez que a UPA é palco de tentativa de fuga. No mês passado, no feriado de Carnaval (13 de fevereiro), 6 bandidos invadiram a unidade de saúde na busca pelo presidiário, de 31 anos, que recebia atendimento médico. Na invasão, houve troca de tiros entre os bandidos e agentes penitenciários. Ao todo, 5 pessoas foram baleadas, inclusive um bebê de 6 meses
Na ocasião, o município alegou que o Estado não cumpriu com as normas de deslocamento do preso, adotadas justamente para garantir a segurança do custodiado e de outras pessoas ao seu redor. Inclusive, a então secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, comunicou que a UPA da Morada do Ouro não ia mais atender presos. Porém, os adolescentes infratores que estão apreendidos foram levados para a unidade de saúde.