Polícia

Criminosos invadem aeroporto do Nortão e roubam avião avaliado em mais de R$ 500 mil

A aeronave modelo Cessna Aircraft 182, prefixo PT JAX, foi furtada do aeroporto de Matupá (204 quilômetros de Sinop) hoje. Os criminosos estouraram o cadeado com a corrente que estava na hélice e também furtaram mais de 3 mil litros de querosene do posto de abastecimento. O proprietário, empresário Márcio Eidt, informou, ao Só Notícias, que a aeronave estava abastecida com capacidade para uma hora de voo. Os ladrões também quebraram as câmeras de segurança do aeroporto.

“Havia uma espécie de algema na hélice que pesa em torno de 5 quilos, se alguém ligar o avião com o dispositivo danifica o motor e não consegue levantar voo. Eles serraram e ligaram o avião. Ele estava no estacionamento do aeroporto, havia viajado no domingo e, na segunda-feira, feito um voo local. Ontem,  já não estava mais. Eu tenho garimpo, então utilizo muito para viagens. Como tinha só uma hora de voo ainda tentaram abastecer e cortaram a mangueira do posto de combustível, mas não tinha a gasolina do meu avião”, disse o proprietário.

Ele avalia que o Cessna está avaliado em aproximadamente  R$ 500 mil e que a aeronave não é a mais utilizada por criminosos para o tráfico de drogas. “O meu avião não é o preferido para este tipo de coisa mas também pode ser que tenha sido levado para fora do país, nas fronteiras vizinhas para ser utilizado nos garimpos”.

A delegada de Polícia Civil, Juliana Rado, está conduzindo as investigações. Nesta 4ª feira uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) irá ao local em busca de impressões digitais e a polícia também investiga pistas dos envolvidos.

(Atualizada 09:42h em 22/4)

 

Só Notícias/David Murba e Cleber Romero (fotos: divulgação)