PUBLICIDADE

Crimes cibernéticos aumentam 60% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em um ano os crimes cibernéticos aumentaram cerca de 60% em Mato Grosso. Em 2012 foram mais de 2 mil, e, no anterior, cerca de 1,4 mil. De acordo com dados da delegacia de Crimes de Alta Tecnologia, a maioria dos casos ocorre no interior do Estado. Os mais comuns são de injúria e ameaça.

Desde ontem (2), está valendo no país a lei que tipifica como crime uma série de condutas no ambiente virtual. Entre eles estão invadir dispositivos como computador, smartphones e tablets de outra pessoa. A pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa. Nesse caso, a pena ainda pode ser agravada se a informação roubada causar algum prejuízo econômico.

De acordo com a Agência Brasil, também está prevista prisão de seis meses a dois anos, além de multa, para quem obtiver dados “de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais e informações sigilosas” furtadas de computadores smartphones e tablets. Se o crime for cometido contra autoridades do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, a pena aumenta de um a dois terços.

A pena aumenta se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros dos dados obtidos ilegalmente. A lei também criminaliza a interrupção intencional do serviço de internet, normalmente cometida por hackers. Nesse caso, a pena pode variar de um a três anos de detenção, além de multa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE