PUBLICIDADE

Cresce número de crimes virtuais em Sinop

PUBLICIDADE

Seis casos em média são registrados toda a semana na delegacia da Polícia Civil, segundo o delegado Ugo Ângelo Reck, que responde pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). Com a falta de uma delegacia especializada no município, este tipo de ocorrência é tratada como estelionato ou fraude.

Sem meios tecnológicos, as denúncias são averiguadas pelos investigadores com base nas informações relatadas pelas vítimas. Todavia, nem sempre se descobre quem são os criminosos e nem de onde são. O crime mais comum é o da vítima receber uma ligação do estelionatário se passando por um familiar próximo e pedindo dinheiro. Geralmente é utilizada a desculpa de um veículo danificado. Outra artimanha é dizer que a vítima ganhou algum prêmio em dinheiro e pedir para depositar alguma quantia antes para receber a suposta premiação.

O delegado explica que, no ano passado, conseguiu investigar e prender dois suspeitos de aplicar este tipo de golpe na cidade. Isso foi possível porque a polícia conseguiu identificar a conta bancária de um dos envolvidos. “Estava em Cuiabá e uma vítima do golpe por telefone me procurou. Posteriormente iniciei as investigações e descobri que os criminosos eram de Sinop. Depois que consegui a conta e os dados deles [golpistas], representei pelas suas prisões”.

Ugo diz ainda que não é fácil chegar aos envolvidos e outros suspeitos dos crimes, pois geralmente eles agem de dentro dos presídios e de outros estados. “O correto é ver antes de atender, se a ligação é do estado onde a pessoa reside. Ver o DDD da localidade. Nunca responder a perguntas duvidosas e nem dar informações pessoais. Ninguém dá dinheiro para ninguém. Se não participa de nenhuma promoção, desconfie”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia apreende mais de 100 tabletes de drogas em área de mata no MT

Ação integrada entre o Grupo Especial de Fronteira (Gefron)...

Delegada assume núcleo da mulher, adolescente e criança em Sorriso

A delegada Laísa Crisóstomo de Paula Leal foi apresentada,...

Morre pedreiro baleado por policial penal no Nortão

O pedreiro João Carvalho da Silva, de 45 anos,...

Dois jovens são presos com porções de cocaína em Colíder

Policiais militares de Colíder (155 quilômetros de Sinop) prenderam...
PUBLICIDADE