PUBLICIDADE

Conselho Nacional analisa pedido da OAB para justiça funcionar em 2 períodos

PUBLICIDADE

Já está tramitando no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o pedido encaminhado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para que seja transformado em resolução o funcionamento em período integral do Poder Judiciário. A informação foi dada pelo conselheiro Paulo Luiz Netto Lobo, representante da OAB no “conselhão”.O Pedido de Providências recebeu o número 73. “Agora, nossa expectativa é de que a matéria seja aprovada” – disse o presidente da OAB, Francisco Faiad, que pretende fazer a defesa oral da proposta junto ao CNJ.

A OAB de Mato Grosso vem trabalhando desde o início da atual gestão no sentido de fazer com que a Justiça Estadual amplie o seu horário de funcionamento para dar melhores condições de atendimento as partes e também aos advogados. Mato Grosso é um dos poucos estados brasileiros em que o expediente na Justiça estadual começa às 12 e se encerra às 18 horas. Esse fato,segundo Faiad, tem prejudicado até mesmo a distribuição de ação em algumas comarcas, como é o caso de Barra do Garças, onde os bancos seguem o horário de Brasília.

Além de tornar o aumento do horário de funcionamento dos cartórios, fóruns e tribunais em horário mais abrangente através de medida junto ao Conselho Nacional de Justiça, a OAB de Mato Grosso também vem articulando junto as autoridades estaduais a busca de um entendimento político amplo que permita o cumprimento da resolução. Nesta sexta-feira, Faiad esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, Rosenval de Britto, que disse também apoiar a medida.

Faiad informou que deverá levar o assunto para ser debatido novamente com o governador Blairo Maggi, já que a ampliação do horário de funcionamento do Judiciário passa, necessariamente, por aumento de despesas. “Sabemos das dificuldades do Estado. Porém, essa situação não pode ser justificativa para que o Poder Público deixe de atender com qualidade o cidadão” – frisou.

O presidente da OAB também vem sugerindo, junto a própria direção do Poder Judiciário, para que o primeiro passo em direção ao expediente integral no Judiciário do Estado comece pelos Juizados Especiais, que é o braço da Justiça mais próxima do cidadão. “É no Juizado Especial que a população mostra maior destemor em levar suas queixas e buscar justiça” – comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE