Polícia

Concurso para soldados da Polícia Militar deve acontecer em setembro

Aguarda aprovação do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi e do comandante Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Leovaldo Sales, o edital elaborado pelo CCDPPM (Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa da Polícia Militar), no qual é citada a necessidade de realização de um concurso público para soldado PM neste ano.

Só Notícias apurou que no edital constam a abertura de 200 vagas para os postos policiais dos municípios de Sinop e Água Boa. Se o concurso for aprovado, as provas devem acontecer no mês de setembro e os policiais formados no Comando Regional em Sinop poderão ser encaminhados para os municípios vizinhos que compõem a área de abrangência deste, sendo, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Juara, se necessário.

Hoje, Sinop sofre uma grande deficiência de soldados PMs. Só Notícias apurou que são 134 trabalhando em turnos de 30 PMs por dia, uma média de 1 soldado para cada grupo com aproximadamente 600 pessoas. Na região Norte de Mato Grosso tem cerca de 1 PM para cada 920 habitantes. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que para cada 250 habitantes brasileiros existe um policial militar, mas em Sinop apenas um terço dessa estimativa é alcançada.

No final do ano outro concurso da Polícia Militar será realizado, mas este é para oficiais. Os interessados podem se inscrever nos campi da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), pois as provas teóricas são as mesmas dos cursos acadêmicos da universidade, ou seja, o concurso acontece junto com o vestibular da UFMT. Ao se inscrever o candidato deve procurar pelo CFO (Curso de Formação de Oficiais).

Os aprovados no vestibular passarão por uma inspeção de saúde e realizarão as provas práticas com testes de natação, caminhadas, resistência em barras, entre outras atividades. Os aprovados nesses testes farão os psicotécnicos e só então passarão a fazer o curso para formação em oficial militar. O CFO também forma oficiais militares para o Corpo de Bombeiros, com o mesmo cronograma de testes.