Cerca de 600 quilos de droga foram incinerados no interior do Estado pela Polícia Judiciária Civil, ontem. O entorpecente corresponde ao montante apreendido em operações das polícias nas 12 regionais da Polícia Civil, no período de 2008 até hoje. A incineração ocorre na ocasião da semana nacional de combate às drogas, comemorada de 19 a 26 de junho.
Das 12 delegacias regionais de Mato Grosso que realizaram a incineração, a regional de Rondonópolis foi a que incinerou o maior volume de droga, mais de 200 quilos, seguida de Cáceres, onde foram incinerados mais de cem quilos de entorpecente.
Segundo o diretor do interior da PJC, delegado Jales Batista da Silva, a incineração que ocorreu nas delegacias do interior foi uma determinação da Diretoria Geral da Polícia Civil. “A estimativa da PJC era incinerar meia tonelada de entorpecente, mas superamos essa meta”, frisou o diretor.
O delegado ressaltou ainda que a droga incinerada deu origem a 568 procedimentos, sendo 90% inquéritos policiais e 10% Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), tramitados e julgados. “A incineração da droga é necessária para a instituição, porque cerca de 120 policiais civis do interior do Estado, responsáveis pela guarda droga nas delegacias, podem voltar à atividade fim que é a investigação”, concluiu.