Seis homens foram presos e um menor apreendido em ação contra uma associação criminosa que agia furtando toneladas de grãos de soja na zona rural de Alto Araguaia (região Sul). As prisões e apreensões ocorreram, ontem. Após investigações preliminares, o delegado Carlos Roberto Moreira de Oliveira acionou o Núcleo Investigativo e Operacional (NIO) da Regional de Rondonópolis para auxiliar nos trabalhos de coibir a atividade ilícita na região situada no km 40, conhecida como Boa Esperança, entre Alto Araguaia e Itiquira.
Em diligências, os policiais interceptaram dois caminhões – um do tipo caçamba e outro modelo graneleiro – carregados com sacas de grãos de soja. Os investigadores do NIO solicitaram apoio da Polícia Militar de Alto Araguaia que prontamente atendeu ao chamado, e juntos continuaram as buscas, localizando cerca de 30 km à frente, escondido próximo aos trilhos da linha do trem, mais 650 sacas do mesmo produto.
Os criminosos esperaram o trem carregado de soja parar, em seguida abriram as bicas de um dos vagões despejando o produto ao solo, ensacaram mil sacas de 50 quilos, somando aproximadamente 50 toneladas de soja.
O delegado Carlos Roberto ressalta que, por conta de várias informações sobre furto de grãos na região de Alto Araguaia, outras operações similares continuarão acontecendo, e outras investigações serão realizadas no sentido de esclarecer o envolvimento de demais criminosos na receptação dos produtos furtados.